Sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Santa Cruz do Sul - RS
04h39

Editorias

Colunas

Mais

Sobre

Você está aqui: Página Inicial > Geral > Blocos de Carnaval só para maiores de 18 anos

| Geral > Geral

Diminuir a fonte  Aumentar a fonte

Blocos de Carnaval só para maiores de 18 anos

Na manhã de ontem, 24, a Promotora da Infância e da Juventude de Santa Cruz do Sul, Simone Spadari, se reuniu com os responsáveis pelos quatro maiores blocos carnavalescos da cidade para tratar de uma nova medida. A partir de 2011, só será permitida a participação de maiores de 18 anos em blocos de carnaval, em cujas concentrações o consumo de bebida alcoólica é liberado. 

Estiveram presentes na reunião os blocos Tôa Tôa, Treme Treme, Toma Toma e Migela. A Promotora conduziu a reunião de forma sutil, expondo os prós e contras da medida, incitando a reflexão sobre o assunto. “Estamos fazendo tudo para andar sempre melhor”.

Alguns blocos permitiam a participação de maiores de 14 anos, e outros, maiores de 16. Agora, a regra é a mesma para todos: só maiores de 18 anos. Simone sugeriu campanhas que incentivem a participação de mais adultos nos blocos, para servir de estratégia compensatória a essa diminuição por parte dos adolescentes.

Após alguns apontamentos por parte dos representantes dos blocos, todos aderiram à nova conduta. Neco, do bloco Tôa Tôa, concordou com a implantação, mas ressaltou algumas medidas de atenção. “Estou de pleno acordo, mas devemos ficar atentos, pois o que é para um é para todos”, observou quando levantaram a questão de que blocos menores e menos organizados podem surgir e não se adequarem às medidas da promotoria. Mas Simone garantiu que a fiscalização será feita. Foi sugerido, inclusive, que haja uma espécie de cadastro de todos os blocos na própria promotoria, para que esse controle possa ser efetivamente realizado de forma igual para todos. 

Processo de mudança cultural

A promotoria vem trabalhando a questão do álcool para menores de forma progressiva. Já tomou uma iniciativa esse ano quanto às festas de colégios. Ficou proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas sendo elas dentro da instituição ou quando leva o seu nome, mesmo sendo em outro local.

A promotora ressalta que esse tipo de decisão deve dar alento a muitos pais, que se sentem apoiados na educação de seus filhos. E complementa que, a questão dos blocos, os organizadores serão importantes colaboradores nessa luta. Afirma que as medidas devem ser trabalhadas a curto, médio e longo prazo e que, para que possam surtir efeitos, devem ser bem trabalhadas em suas individualidades, ou o trabalho todo pode ser posto em cheque. “Esse é um processo de mudança cultural e vocês participando dele dessa forma, podem também se sentir protegidos por ele. Estão de parabéns pela aceitação à iniciativa”, falou Simone aos demais presentes.

Para legalizar a medida, a promotora irá redigir um termo de ajustamento de conduta que deve ser assinado pelos responsáveis por cada bloco. O descumprimento do mesmo resultará em multa, mas a promotora afirma que “o maior compromisso é moral. É um instrumento de cidadania”, completa.

Fiscalização

A fiscalização por parte dos blocos deverá continuar da mesma forma como já acontece há cerca de quatro anos: é necessário que o folião apresente a carteira de identidade tanto na compra dos abadás (ingresso que dá direito às cinco noites de carnaval), quanto no primeiro dia de festa, quando todos recebem as pulseiras dos blocos.

 

Fonte: Claudia Lawisch / Diário Regional

Data: 24/06/2010


Imagens relacionadas

  • Promotora se reuniu com representantes dos blocos: “Mudança cultural”
  • Promotora Simone Spadari
  • Folia nas concentrações agora só para maiores de 18 anos

Gostei, quero ...

  • Imprimir esta notícia Imprimir
  • Indicar esta notícia Indicar
  • Comentar esta notícia Comentar
  • Avaliar esta notícia Avaliar
  • Compartilhar Compartilhar
  • Contatar a redação Contatar a redação
    Seu nome:
    Seu e-mail:
    Nome do seu amigo:
    E-mail do seu amigo:
    Observações:
     
    Seu nome:
    Seu e-mail:
    Comentário:
     
    6 7 8 9 10
    Twitter
    Seu nome:
    Seu e-mail:
    Contato:
     

Diário Regional

Rua Professor Ivo Radtke, 68
Santa Cruz do Sul, RS

Telefone: (51) 3053 1010 - 3711 2600

redacao@diarioregionalrs.com.br

recepcao@diarioregionalrs.com.br

O Jornal | Fale Conosco | Assinaturas | Publicidade

Login | Webmail

Adamantis Publicidade Web