Cientistas do estado americano da Vergínia afirmam que pessoas que estão em dieta podem perder cerca de 2 kg a mais se elas ingerirem pelo menos dois ou três copos por dia antes das refeições. A pesquisa foi apresentada em um congresso nacional da Sociedade Americana de Química, em Boston.
Todos os adultos que participaram da pesquisa tinham entre 55 e 75 anos de idade. A teoria dos cientistas foi testada em 48 adultos, divididos em dois grupos, ao longo de 12 semanas. Ambos os grupos seguiram dietas de baixacaloria, mas um deles bebeu água antes das refeições.
Ao longo de 12 semanas, as pessoas que beberam água perderam cerca de 7 Kg, enquanto os demais perderam em média 5 Kg. Um estudo anterior já havia mostrado que as pessoas que bebem até dois copos de água antes de cada refeição ingerem de 75 a 90 calorias a menos.
Uma das autoras da pesquisa, Brenda Davy, da universidade Virginia Tech, acredita que o fato de se encher o estômago com um líquido sem calorias antes das refeições faz com que menos calorias sejam consumidas. "As pessoas deveriam beber mais água e menos bebidas adocicadas e com muita caloria. É uma forma simples de se facilitar o controle do peso", afirma Davy.
Segundo a cientista, bebidas dietéticas e com adoçantes artificiais também podem ajudar às pessoas a reduzir o consumo de calorias, ajudando a perder peso. No entanto, ela disse que bebidas com muito açúcar precisam ser evitadas. Uma lata de refrigerante comum contém, em média, 10 colheres de chá de açúcar.
Nutricionista contradiz a pesquisa
A nutricionista santa-cruzense Carolina Klein, diz acreditar que beber água antes da refeição fará com que a pessoa ganhe peso, pois ela vai comer menos durante a refeição e sentirá fome uma ou duas horas após o almoço, fazendo assim uso de guloseimas calóricas.
Carolina recomenda ainda que não se beba água nem mesmo durante a refeição, pois a bebida dilui o suco gástrico (responsável por digerir os alimentos) e dificulta a digestão, prejudicando ainda a absorção dos nutrientes. "O ideal é beber água 1 hora após a refeição e se sentir muita sede no máximo 100ml durante", recomenda.
Para quem deseja adquirir massa muscular, cuidado!
Conforme a nutricionista, ingerir água durante a refeição pode causar entrave em quem deseja adquirir massa muscular. "Essas pessoas vão comer menos durante a refeição e vão acabar ingerindo menos proteínas (carne, feijão) e acabam comendo mais carboidrato à tarde", ressalta. "No caso da água, ocorre a diluição do suco gástrico, mas no caso de refrigerantes, café, bebidas alcoólicas há ainda a interferência na absorção de vitaminas e minerais". Explica.
Quem tem o hábito de beber refrigerante diariamente na hora do almoço está muito mais propenso a ter osteoporose e anemia, já que a absorção de ferro e cálcio são reduzidos pela presença do ácido fosfórico e da cafeína.
Fonte: César Dutra / Diário Regional
Data: 05/09/2010
Dois ou três copos antes da refeição podem contribuir na perca de até 2Kg
Nutricionista Carolina KleinDiário RegionalRua Professor Ivo Radtke, 68 Telefone: (51) 3053 1010 - 3711 2600
|